terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Me perdoem os vira latas, mas raça é fundamental (Para os Chatos Politicamente Corretos)


Adotar é tudo de bom, mas precisamos ser responsáveis

 Antes de ser criticado pelo título deste post, gostaria de dizer que todo cachorro merece cuidados, ter um dono responsável  e principalmente respeito. Os vira latas não podem e não devem ser abandonados ou deixados em abrigos esperando o fim. O que gostaria de discutir hoje é adoção de animais ou a compra de um cachorro de raça.

Quem ler o que escrevi até o fim provavelmente entenderá que existem diferenças entre as necessidades e expectativas na posse responsável de um cão. Quem só leu o título me julgará um nazista da cinofilia.

Mas aqui no Brasil é assim mesmo, muitas pessoas preferem não pensar pois é muito mais fácil repetir o pensamento midiático do politicamente correto. Quando um artista da Globo vai ao Faustão e se diz protetor de animais, que cachorro não deve ser comprado e sim adotado, automaticamente o pensamento dele vira um padrão geral de comportamento politicamente correto e quem não compartilha daquela opinião se torna um pária da sociedade.


Existem muitas pessoas pregando a adoção de cães no Twitter, Orkut, e outras mídias. Mas são poucas que orientam e explicam as conseqüências desse ato. Antes de mais nada a pessoa interessada em adotar precisa fazer uma auto avaliação e saber quais as expectativas  terá daquele cão, por exemplo, companhia, guarda, trabalho. Feito isso já se sabe mais ou menos as características do cachorro que irá adotar, pequeno, grande, peludo, pelo liso, etc. 


Pesquisei, mas não encontrei estatísticas prontas, da quantidade de cães devolvidos pelos adotantes no Brasil. Nos EUA esse número chega a 33%. Aqui não deve ser muito diferente. O problema não é a devolução ou o abandono e sim o estrago que se faz com um animal quando ele não corresponde as expectativas de quem o adotou. O próximo a levá-lo irá ter mais um problema de confiança a ser resolvido.

O filhote é mais fácil de adotar, mas não menos trabalhoso que um cão adulto que não se conhece o histórico comportamental nem sua singularidade. Quem sabe educar um cão com disciplina, execícios e carinho, nesta ordem, possui todas as chances de criar um grande parceiro. A herança genética, bem como o temperamento dos pais serão herdados pelo filhote e, invariavelmente, terão que ser trabalhados os aspectos negativos e positivos desta carga.

Repito que adotar é um ato de nobreza que sintetiza a generosidade e a bondade do adotante. Mas precisa ter responsabilidade, dedicação e uma certa experiência ao adotar determinados cães. No entanto, existem pessoas que possuem expectativas ao adquirir um cão: trabalho, guarda ou simplesmente por opção pessoal. Nesse caso existem raças que irão corresponder melhor ao que se espera de um companheiro. 

O adotante provavelmente possui um espírito magnânimo superior quando não adota apenas para economizar. Pouca gente fala isso, inclusive nos abrigos que procuram (salvo raras exceções) encontrar um LUGAR e não uma PESSOA, para o cão. Conheço vários criadores que deixaram de vender seus cães para pessoas que possuíam uma expectativa completamente diferente daquela raça, porque depois duas coisas poderiam ocorrer ou o abandono ou o cliente se sentiria enganado. 

Conhecer o padrão da raça ajuda, mas não garante a estabilidade emocional e comportamental do cão. Cada indivíduo possui características próprias e raça proporciona um standard de saúde, comportamento e temperamento sujeitos a alterações que o ambiente venha a trazer.

Na adoção ocorre o mesmo, no entanto seria interessante conhecer o histórico do cão adotado e também o perfil do adotante, bem como sua experiência com animais. Lamentavelmente os chatos politicamente corretos das redes sociais pregam o adoção como solução simples e não é bem assim. 

Certamente encontrar um cão adotado que corresponda as expectativas é perfeitamente possível e existem milhares de histórias de adoção com sucesso. Assim como existem milhares de casos de pessoas que compraram cães de raça e tiveram que doar pois não tiveram boas experiências. Não existe verdade absoluta quando se trata de indivíduos, ambientes e subjetividades. 


Minha modesta opinião é que o cão de boa procedência, criado por um canil sério vai trazer mais alegrias que agruras ao dono de primeira viagem. Informando-se corretamente sobre a raça, temperamento, nível de atividade, espaço necessário e saúde, o interessado encontrará o perfil de um companheiro que fará parte de sua vida por muitos anos, com alegria e sáude. 

Para mim é preciso respeitar as opções de quem compra ou cria, estimular adoções com responsabilidade, pois no final apenas uma coisa vai prevalecer: O amor incondicional do cão que foi escolhido


20 comentários:

  1. A diferença entre um cão de raça e um vira-lata é a aparência. É como comparar um alemão puro, filho de pais e avós alemães a um brasileiro com ascendentes espanhóis e portugueses. Aliás, os vira-latas são, geneticamente, superiores aos cães de raça, pois já passaram pela seleção natural das melhores qualidades das raças que os ascendem.
    Este foi um post muito infeliz. É um infortúnio prestar tamanha desinformação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parabéns por seu pensamento. Assino em baixo de cada palavra que você escreveu. Se no Brasil houvesse mais pessoas com esse pensamento, certamente teríamos uma sociedade mais justa e equilibrada. Parabéns!!!!

      Excluir
  2. Lamentável sua opinião...
    Qual sua raça??? Vc deve ser de uma raça pura...
    PURA IGNORÂNCIA!!!

    A aparência é única diferença!!
    Que comentário lamentável esse seu! Isso provoca preconceito!
    Cães e gatos sofrem com o que o ser humano faz à eles = seres como vc, infelizmente!!!

    ResponderExcluir
  3. Sr. José Luiz, seu Post, realmente, é muito infeliz! Vira latas são maravilhosos! Por sinal, tenho um chamado Billy, e, aliás não sei e nem quero saber da procedência dele. O que sei é que foi resgatado das enchentes de Petrópolis-RJ, em janeiro deste ano e perdeu sua família, sendo acolhido pela minha família. É um viralata lindo, cheio de gratidão, amor, carinho e vive dentro da minha casa e, se Deus quiser, viverá ainda por muitos anos. Pense um pouco antes de postar sobre cães de raça (na maioria dos canis as pobres fêmeas são máquinas de reprodução e depois abandonadas quando ficam doentes e não servem mais). Tomara que o seu maravilhoso cão de raça lhe dê uma bela e dolorosa mordida.
    Regina.

    ResponderExcluir
  4. O problema da internet é este: qualquer um escreve qualquer besteira e fica por isso mesmo. Vá procurar o que fazer de util, pois este seu post só serviu para alimentar um preconceito infeliz e você ainda diz que gosta e respeita cães de todas as raças.

    ResponderExcluir
  5. Vira-latas são os melhores e mais saudáveis.
    Vale lembrar que 99% dos brasileiros não tem raça definida!
    São misturas de vários povos que vieram pra cá, portugueses, espanhóis, italianos, japoneses e por aí vai....Nem Hitler conseguiu a famosa raça pura. Então pq esse preconceito com os animais? Quando se quer adotar um cão ou gato, a regra que vale é o coração! É bater o olho e sentir que aquele ser te pertence assim como vc. a ele.
    Deixa de perder tempo com idiotices!

    ResponderExcluir
  6. Lamentável este post, bem infeliz!

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. Acho válido esse alerta,pois acredito que o que se tentou passar aqui foi a posse responsável. Acho que em momento algum ele desreipeitou os cães vira-latas e tão pouco agiu com preconceito.As pessoas têm direito a expressar suas opiniões e penso que o respeito deve prevalecer.

    ResponderExcluir
  9. Comentário infeliz! todos os caes nos trazem alegria independente de raçã,onde existe dedicação, imposição de limites somado a carinho renasce um novo comportamento! Vale a pena tentar sim , o que diriamos de crianças adotadas então! Os cães vira -latas são carinhosos, aprendem tudo rápido e são muito amigos, questão de dedicação e boa vontade.

    ResponderExcluir
  10. pô eu tenho uma cadela vira-lata , ela pra mim e o melhor cão do mundo, não importa a raça , oque importa e o que ele sente por vc.
    cão e cão!
    a e eu nao sou infeliz.
    porraa krl
    infeliz e vc que não valoriza os vira-latas
    e melhor adotar um cão, do que comprar um cão de 2000 reais,500,600,800 reais
    e olha que eu tenho esse dinheiro,mas mesmo assim ainda prefiro os viralatas!

    ResponderExcluir
  11. Acho que vc estava certo quando falou que iam te julgar um nazista da cinofilia. E realmente, quase todos os comentários foram feitos por chatos politicamente corretos. Eu tenho dois vira latas por opção, mas respeito quem quer comprar um cão de raça. Antes de ficar gritando e xingando o que vc escreveu, procurei entender seu ponto de vista. Esses chatos querem apenas ler o título (que não tem nada a ver com o texto) e se passarem por paladinos da justiça. Aprendam a ler antes de fazer criticas seus chatos!!

    ResponderExcluir
  12. Não apenas seu post é infeliz, como a sua opinião !!!! Parabéns, estou repassando para o maior numero de amigos e amigas e vamos debater a respeito.

    ResponderExcluir
  13. que cara burro , vira latas são resistente a muitas doenças
    ao compra um cão com pedigree faça convenio com o veterinário
    pq a maioria dos criadores tem a pratica da consanguinidade

    ResponderExcluir
  14. Concordo com vc, tenho um vira latas e um labtador.
    O vira lata é carinhoso mas completamente sem nocão ja tem um ano e nao atende nem pelo nome, não obedece em nada,e ainda avança na gente, isso q foi criado desde os 30 dias com a gente com todo carinho.
    Ja o labrador é super inteligente educado e amavel.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo. Tenho duas vira-latas e uma shi-tzu, a shi-tzu é muito mais obediente e atenciosa, a filhote de vira-lata que eu adotei não me obedece, eu falo para não comer a ração da shi-tzu, eu pego ela e empurro, mas isso tem se repetido já fazem dias, ela faz outras coisas de ruim também e eu tentei explicar mas ela não aprende, tenho que ficar sempre de olho, ela é muito selvagem, tenho que ficar bravo para ela me entender. A melhor vira-lata que eu tive foi uma que era metade dachshund. Sinceramente, cachorros de raça são muito melhores. Eu sinto que cachorros de raça são mais humanos. Mas ainda assim os vira-latas podem aprender a ser bons cachorros com o tempo.

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    3. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  15. É trágico como tem tanta gente fanática por vira-latas.
    Cachorros vira-latas são muito mais difíceis de educar, muito mais difíceis de manter dentro de casa.
    Claro, com o tempo, vira-latas assim como cachorros de raças, criam um vinculo unico e especial com o dono, e se tornam muito mais atenciosos.
    Porém que fique de aviso: vira-latas não tem nada de especial assim, comprem, se estiverem dispostos a pagar e em busca de uma companhia fácil e amável. Se quiserem ser heróis, adotem vira-latas ou façam campanha para que os donos de vira-latas tomem os devidos cuidados para que não tragam mais vira-latas para o mundo, porque é difícil achar lar para eles, eles tendem a ficar abandonados porque são rebeldes, de personalidade forte, não é a toa que cachorros de raça custam uma grana.
    São muito mais amáveis.

    ResponderExcluir
  16. Perfeito
    Vira lata o nome já diz tudo, só quem tem tempo e dinheiro pode adotar um virs lata

    ResponderExcluir