segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Podemos medir a felicidade de um cachorro?

"Feliz é o cachorro de um mendigo" Cesar Millan






"Chega a ser comovente a forma como velam o sono dos mendigos, de todos os sexos e idades. Os moradores de ruas se aninham, aquecendo-se como podem, buscando no sono a libertação de suas amarguras cotidianas. Em derredor os cachorros, de todos os tamanhos, vigilantes, dormindo ou catando pulgas.  Por isso sou obrigado a reconhecer que são, realmente, os melhores amigos do homem, pois aceitam a miséria que lhes é imposta para permanecer na companhia de seus donos, que não pode lhes dar nada, exceto carinho. "


Esse texto do Sr.Manoel Magalhães, do blog AMIGOS DE PELOTAS, me fez pensar porque o Cesar Millan sempre se refere como Cão Feliz, aquele que acompanha um mendigo, pois além da companhia ininterrupta, o pouco de comida e água que conseguem ao longo das caminhadas são sempre repartidas de maneira agradecida, quase que uma forma urbana de simbiose.


Não importa o tamanho do lugar onde você mora, pode até ser uma fazenda, mas com certeza é perto do dono que o cão prefere estar. Essa cumplicidade que o mendigo possui com o cão é praticamente impossível de ser copiada por nós que temos horários de trabalho, carros, motos, computador, etc.


Se um cão pudesse ter inveja, um dos mais odiosos sentimentos humanos, seria de um cachorro de mendigo. Sem coleiras, nem guias. Livres, mas sempre perto e vigilantes. Adestrados pelas ruas da cidade e pelas dificuldades de sobrevivência e incluídos pela exclusão.


Nossos cães não se importam com nossos bolsos. Comem a ração super hiper mega premium que compramos, com a mesma alegria  o restinho de comida de um restaurante que dividiriam com um mendigo, desde que estejamos juntos e fornecendo a companhia que ele aprecia. Essa amizade não se encontra em círculos humanos.


Eu sei que muita gente já se deu conta disso, mas não custa repetir: Quem escolhe ter um cão de companhia, escolhe cuidar e fazer parte de uma vida que será correspondida em uma intensidade muito maior do que nós humanos entendemos. Feliz de quem tem, mesmo não podendo, uma amizade tão verdadeira assim.


Bom seria se não houvessem mendigos e que todos os cachorros tivessem um lugarzinho confortável para eles, junto aos donos. Mas o mundo é desigual e no meio do sofrimento aparecem pequenas coisas que proporcionam alegrias e esperanças. Pode ser que a felicidade desses cães indiquem o caminho da busca de nossa felicidade, provavelmente muito mais simples do que parece.

4 comentários:

  1. Parabéns! Muito boa a postagem! Comovente!
    Obrigado por me indicar para ser seguido, ;)!
    Um abraço, @TheDogBlog

    ResponderExcluir
  2. Tenho um cachorro, ele é como um membro da familia, e é isso ai, cahorro é o melhor amigo do homem, comovente.
    abraços !!!

    ResponderExcluir
  3. adorei sua publicação...na minha cidade existe vários mendigos,porém um que lembra esta foto ilustrada,á noite ao deitar na sua caixinha de papelão o cachorro deita e serve de travesseiro para o mendigo....é muito comovente o amor que os dois sentem,passando o calor pra não morrerem.

    ResponderExcluir
  4. Só quem tem um cão pode sentir esse amor incondicional que ele nos proporciona.E pode observar: O que um morador de rua pode oferecer a um cão senão carinho,companhia e talvez um pouco da comida que, se for um dia de sorte ele vai compartilhar? E sempre que eu os vejo,tem um cachorro ao seu lado,atravessando ruas e avenidas sem guia e obedecendo essa pessoa, que no momento é tudo o que ele tem. Isso sim é que se pode chamar de verdadeira amizade.

    ResponderExcluir