domingo, 16 de janeiro de 2011

Amigo até o fim



Caramelo ficou três dias ao lado da sepultura da dona  (Foto AFP)


A história de vida de Caramelo e Cristina Maria Cesário Santana nós nunca vamos conhecer totalmente. Cristina foi uma vítima da tragédia de Teresópolis e Caramelo, um vira lata com pose de labrador, que sobreviveu ao desastre é hoje também uma vítima da catástrofe.
Provavelmente Cristina e Caramelo possuíam uma cumplicidade típica das pessoas do interior que criam seus cães soltos, sem grandes cuidados específicos, mas com uma interação verdadeira e espontânea que faria qualquer cinófilo, adestrador ou profissional se roer de inveja.
Para muitos cães seus donos são tudo e para Caramelo a Cristina significava seu mundo. Numa terra devastada, com cheiros, movimentações e a rotina completamente alterada, o cão permanecer três dias ao lado da sepultura improvisada de Cristina, me faz parar para pensar.
Cachorro pode não amar, mas se devota ao dono. A morte não separou nem diminuiu o respeito e o zelo que Caramelo nutria por Cristina, o cão estava sem ferimentos, mas muito assustado. A equipe teve que colocar uma focinheira no animal para conseguir se aproximar da sepultura e dominá-lo. Cristina se foi, mas deixou um legado, um amor incondicional, algo que a própria humanidade ainda busca alcançar. Caramelo ficou e assim como outras centenas de cães, serão encaminhados para adoção. Um vira lata especial que gostaria muito de adotar.


Comissão da Alerj ajuda animais

A equipe da Comissão Especial de Proteção Animal da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro, formada por oito pessoas, já resgatou mais de 180 animais em Teresópolis e em Petrópolis com a ajuda do Instituto Estadual do Ambiente e de ONGs. Os animais foram levados para um galpão no bairro Melbon, que está servindo como abrigo em Teresópolis, e para um Ciep, em Itaipava.
- Fizemos um esforço grande para que os animais também fossem colocados em situação de resgate, de esforço, porque no início ninguém estava se preocupando - alertou a Veterinária Andrea Lambert que ajuda no resgate dos animais.
Os animais estão sendo cuidados para que, passado tudo, os donos voltem para recolher seus animais. Os que não forem reclamados serão encaminhados para a adoção.
Na segunda-feira, a comissão vai resgatar animais em Nova Friburgo.
Quem estiver interessado na adoção dos animais pode entrar em contato com a veterinária pelo telefone             (21) 9632 8115       ou pelo email andrealambertvet@gmail.com.
Eu já mandei o meu. E parabéns a Pedigree que doou uma tonelada ração para ajudar as ONGs que resgatam animais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário