quarta-feira, 8 de junho de 2011

Sexto sentido dos cães. Você acredita?

O seu medo ele percebe. 

Segundo o autor do livro “Comportamento do cão”, Desmond Morris, não há nada de sobrenatural nas sensibilidades caninas. Todas podem ser explicadas por mecanismos biológicos. 

Veja alguns fatos que são desmistificados por Morris


Os cães podem encontrar o caminho de casa, mesmo estando muito longe e em terrenos que não lhes são familiares? 

Esta é uma qualidade partilhada com os gatos e com outras espécies animais. Parece ser baseada na apreciação de sutis diferenças e mudanças no campo magnético da Terra. Esta capacidade pode ser anulada pela presença de ímãs potentes, o que permite ao autor afirmar que não se trata de uma fantasia. 


Os cães são capazes de pressentir tremores de terra e tempestades? 

Quando uma tempestade está iminente, começam a ficar intensamente alarmados, ofegando e correndo por toda a casa, começam a ganir e a tremer. A sua aflição aumenta com os trovões, mas isto também se observa algum tempo antes da trovoada estar para começar. Esta sensibilidade é um reflexo às alterações da pressão atmosférica e, possivelmente, também às alterações do nível da eletricidade estática. No caso dos terremotos, as pequenas movimentações anteriores ao tremor são percebidas pelos cães.

E quanto aos donos que afirmam que os seus cães "viram um fantasma"? 

Quem tenha experimentado um momento em que seu cão olha para o “nada” rosnando e latindo insiste em dizer que o cão “viu um fantasma”. Provavelmente, o que aconteceu foi o cão ter detectado um sinal de cheiro particularmente forte, não de outro cão, mas de outra espécie animal. A estranheza de tal cheiro e o seu poder, no sensível nariz do cão, é o suficiente para provocar tão potente reação. 

Cães podem avisar a morte iminente de alguém?

Antigamente existia uma superstição que dizia que o choro anormal dos cães era um aviso de morte iminente e a premonição de uma desgraça. Acreditava-se que o cão possuía poderes sobrenaturais, que lhe permitiam prever o futuro, especialmente quando se aproximava alguma calamidade. Dessa forma o cão nunca era culpado pelos acontecimentos catastróficos, ou visto como uma criatura perversa (graças a sua associação com a morte). Pelo contrário, era considerado como o melhor amigo do homem, por tentar, desesperadamente, avisar os donos do perigo iminente. 

Superstição é humana e não canina

Segundo a sondagem realizada nos Estados Unidos da América pela Associated Press e Petside, 72% das pessoas afirmaram que os seus cães têm um sexto sentido que lhes permite prever mau tempo, terremotos ou tempestades, 44% afirma também que os seus cães têm um sexto sentido para más notícia. Em contrapartida, apenas 66% dos donos de gatos afirma que os mesmos conseguem pressentir o mau tempo.


A Versão Espiritualista

O pesquisador Justinus Kerner, que registrou em livros as experiências vividas pela famosa vidente de Prevorst. Por mais de um ano, a senhora via em sua casa uma aparição, relatando em pormenores sua feição, trejeitos e gestos. Pois cada vez que a vidente anunciava a presença da aparição, um cachorro galgo, pertencente à família, agia de modo a fazer supor que também via o espírito. O animal olhava fixamente para o vazio, gania e corria para se esconder entre as pernas das pessoas presentes, como se pedisse proteção, gemendo lastimosamente. Desde o primeiro dia que o cão viu a aparição, passou a evitar ficar só durante a noite! Essas e muitas outras histórias de cachorros, gatos, cavalos e outros bichos sensitivos foram relatadas por Ernesto Bozzano, em Os animais têm alma?.

Ciência e sobrenatural.

Recentemente, outro cientista, doutor Rupert Sheldrake, respeitado pesquisador da Universidade de Cambridge, na Inglaterra, tem reunido uma série de casos que provam que os animais apresentam um sexto sentido. Ele registrou a capacidade de determinados cachorros perceberem quando seus donos decidem voltar para casa estando a quilômetros de distância, provando a telepatia animal. Suas pesquisas estão reunidas no livro Cães sabem quando seus donos estão chegando.

Cada um que acredite naquilo que lhe convença. Eu não acredito em pessoas com sexto sentido, muito menos em animais.










Nenhum comentário:

Postar um comentário