sábado, 4 de fevereiro de 2012

Como se defender de um ataque de cão agressivo?


Prevenir é melhor que sacrificar
         A melhor maneira de se defender de um ataque é preveni-lo. Inicialmente falaremos sobre como identificar um cão agressivo, evitando comportamentos que possam levar o animal a iniciar um ataque.

Cães treinados por profissionais:
         Se o cão é treinado para defesa pessoal, um cão policial ou e é um bom exemplar de uma raça de guarda, eu sinto informar, mas você tem poucas opções. Nesse caso, sua melhor chance de sobreviver é ficar absolutamente imóvel.
          Se tentar lutar contra um cão treinado, você vai perder. Ele é rápido o suficiente para mordê-lo duas ou três vezes antes mesmo de perceber onde foi ferido. E por aí ...acabou.
          Correr não é uma opção. Dificilmente você conseguirá consegue fugir de um cão, mesmo um grande ou pesado como um Rottweiler.
          Procure permanecer imóvel, relaxado e mantendo os braços cruzados sem se mover. Cães treinados profissionalmente para ataque normalmente perseguem quem representa ameaça para ele ou para o condutor. Portanto é fundamental não tomar nenhuma postura agressiva, pois poderá evitar um ataque desnecessário. Se o cão profissional começar a latir (você deu muita sorte), estará dando um alerta de intruso ao condutor, mantenha-se calmo, não o encare diretamente nos olhos e provavelmente irá te cercar ou acuar até que o condutor chegue e decida o que fazer com sua vida. 

Se o cão não é treinado profissionalmente
           Uma boa regra de comportamento é para tentar evitar qualquer cão estranho é nunca surpreendê-lo. Esta regra aplica-se sempre, se o cão está dormindo, comendo ou mastigando alguma coisa, jamais o assuste. Outro caso especial são cadelas na companhia de seus bebês, em seu próprio território, pois estarão em um modo de proteção. Tenha muito cuidado com esses cães. Eles não estão brincando.
           Não ignore um aviso dado por um cão, um latido ou sua linguagem corporal. Se um cão, na rua ou em algum espaço aberto lhe abordar, não vire as costas nem tente fugir correndo. O Instinto natural de um cão será de perseguir e pegar você. Em vez disso, procure permanecer imóvel, relaxado e mantenha os braços cruzados. Além disso, tente não demonstrar qualquer receio. Os cães podem sentir o cheiro do seu medo, assim como eles podem sentir a falta de medo.
            Contato direto com os olhos também é uma má idéia. Assim como com um contato olho humano, pode ser interpretado como um desafio. Por outro lado, se você olhar para baixo, pode ser interpretado como uma atitude submissa. Às vezes isto é exatamente o que é necessário para se evitar um embate, mas se o cão duvida da submissão, este movimento dos olhos pode ser interpretado como um sinal de fraqueza e medo e o cão poderá atacar. Mantenha a calma sempre.
             Se um cão se aproxima de uma forma não-agressiva, você pode permitir a abordagem deixá-lo cheirar. Isso pode ter um efeito calmante. Você se torna menos ameaçador. O mais importante com cães de raças grandes: NÃO FALE, NÃO TOQUE E NÃO O ENCARE. Tente manter-se relaxado e não tornar-se excessivamente submisso ou desafiador. Sua atitude também é importante. Não sorria, uma vez que é visto como "desnudamento dos dentes" e um convite para lutar, dessa forma o cão pode até perder o interesse em você e seguir em frente.
            Se você estiver no quintal de alguém ou perto de uma casa (zona de proteção de um cão), você também pode chamar o proprietário para obter assistência. Isso pode funcionar, mas os cães maus muitas vezes têm proprietários ruins. 

E o que fazer se estiver andando na rua e vir um ataque acontecendo? Como tirar um cachorro de cima de uma pessoa? 
           A melhor de todas as opções é usar um extintor de incêndio. Se você estiver na rua, provavelmente haverá algum carro que poderá te emprestar o extintor. Se não tiver o extintor, vale tentar fazer muito barulho, jogar água ou qualquer coisa que possa distrair o cão. Não tente partir para cima da briga, nem bater no cachorro com um pau ou qualquer outra coisa. Na grande maioria das vezes o cachorro que já está empolgado com a briga pode voltar toda agressividade dele pra cima de quem está tentando impedi-lo de brigar.

A PARTE BOA ACABOU.
          Nada do que foi dito acima funcionou e agora o cachorro grande e bravo está vindo para cima de você. O que fazer?
           Se você puder, dê ao cão algo (que funcione como um escudo ou algo para morder) que fique entre você e ele, como uma jaqueta, blusa, jornal, ou mesmo uma bicicleta. Se você não tem nada a oferecer, você terá que dar-lhe um dos braços, de preferência com sua camisa em torno dele como proteção.  
          Quando  o cão morder procure segurar o seu braço para que os dentes cravem na pele do antebraço ou punho, neste caso, ao não tentar tirar o braço da boca do cão restaram perfurações, mas não irá rasgar a pele ou cortar as artérias no interior do antebraço ou punho. Se um cão estiver em cima de você ou qualquer outra pessoa, a pior coisa a fazer é tentar puxar a parte do corpo do infeliz para fora da boca do cão. Você vai causar muito mais dano, desnecessariamente, pelo seu esforço.
          Se o cão pula em você ou você lhe joga no chão, tente manter a calma. Também permaneça tão imóvel quanto possível. Não faça nada que possa provocar ou instigar outra ação para que o ataque continue. Se o ataque continuar, é aconselhável ficar em uma posição fetal com as mãos sobre a nuca e proteger a sua garganta. Esta atitude passiva e submissa tem tudo para acabar com o ataque.
Se você for dono de um cão agressivo, procure ajuda o mais rápido possível
Seja um proprietário responsável e consulte os serviços de um especialista em comportamento. 

17 comentários:

  1. O que faço se eu estiver passeando com meu cachorro e vier um cachorro feroz para minha direção?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desculpe a demora para responder tive problemas com o blog. Já tive essa experiencia estar passeando e outro cão partir para o ataque. Meu cão, por sorte respondeu bem ao comando de stay (ficar parado) e pude dominar com facilidade o outro cão com a guia q retirei do meu. Mas eu tinha experiencia para isso e não recomendaria para todos. Se o seu cão for de um tamanho possivel de ser erguido e colocado em cima de um muro, uma arvore ou jogado dentro de uma casa no caminho seria a melhor saída. Peça ajuda imediatamente. Jamais, Jamais mesmo fique com o cão no colo latindo para o outro cão maior agressor. Voce certamente será mordido e seu cão ficara ainda mais enfurecido e provavelmente e ele se sair vai ser seriamente ferido ou morto. Cachorros na maioria das vezes atacam outros cachorros quando estão soltos. procure sempre passear em aras onde existe movimento de pessoas. Nos parques evite areas desertas e sem transito de outras pessoas.

      Excluir
  2. Tenho um canivete, muito bom, que ando treinando desde que comprei pra me defender, pois nao adianta ter um equipamento sem saber manusea-lo, bom, como posso usa-lo pra me defender?[claro q tirando a possibilidade de finca-lo no cao caso o bicho pule em mim]em minha rua a menos de 3 dias me deparei com 3 caes de medio e grande porte juntos e soltos, fiquei di boa, pois nao e de hoje que conheco a dica de ficar "normal" ao ver um cao com aparencia agressiva, bom com isso passei de boa, so por Deus, pois um deles era um pitbull, bom infelizmente na rua proxima um outro de medio porte me seguiu, estava de bike, nao tava com o canivete senao teria jogado com o braco pra tras pra pegar no fucinho pois quase me pegou no braco, a solucao foi eu jogar a bike pra cima dele, dai ele parou, corri o risco de cair, bom seria legal postarem dicas de como se defender em outras situacoes como a que passei, onde eu estava de bike, bom e so, muito boa a materia, ja sabia de algumas dicas mas outras nao, o que vai me ajudar muito em uma situacao tensa dessas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Denildo, Seu canivete pode te causar sérios problemas. Não recomendaria isso para ninguém, mesmo militares treinados não utilizariam um instrumento perfuro cortante para combater cães treinados. Vc se saiu muito bem nas suas experiencias sem o canivete. Coloque um cabo de vassoura na sua bike, caso necessite afugentar um cão solto, é mais eficiente, menos perigoso para os dois, a simples exibição do cajado representa força contra um cão não treinado. Mas lembre-se a regra não vale para um cachorro treinado por profissional

      Excluir
  3. fui atacado por um cão.De um mendigo,ele estava avançando em todo mundo,estavo andando quando o cão vira-lata veio para sima de mim correndo nunca tinha visto esse site pois na hora eu fiquei parado
    como se eu estivesse amarrado numa crus o cão latiu e foi embora. Estou correto

    ResponderExcluir
  4. Eu devo feder a medo, todo vira-lata vem latindo atrás de mim, muitas vezes estou despercebido. algumas vezes eles só latem e desistem outras vezes tenho que ameaçar pegar uma pedra enquanto vou indo pra longe do cão.
    estou pensando em formas de enfrentar um cão desarmado, logico que um vira-lata, caso seja treinado sei que a pior coisa é a reação.
    me diz ai pontos fracos dos cachorros, algum lugar mais sensível no cão que eu possa fazer ele sentir que sou mais forte do que ele?

    ResponderExcluir
  5. eu certamente tentaria enfiar os dedos nos olhos do cachorro ou abrir a boca com força contrária da mordida, porque a força linear nossa será maior que a do cão. Haverão ferimentos nos dedos mas é um ponto fraco do animal. Com o canivete eu levantaria o braço esquerdo e com o direito enfiaria o canivete na barriga do animal, ou na perna. Mas melhor ainda seria uma escopeta 12, que todo cidadão deveria ter o direito de andar, já que o Estado...

    ResponderExcluir
  6. Vou correr todos os dias de manhã. E ontem deparei-me com um cão de um a casa da vizinhança de raça rafeira, pequenino e solto.Este virou-se contra mim mas eu agarrei num pau de uma oliveira e raspei-o no alcatrão e assim ele afastou-se e eu continuei a correr. Posso chamr o canil para o levarem? Fiz bem? E se aprecerem mais o que faço?
    Desde já obrigado

    ResponderExcluir
  7. Em caso de ataque, existe algum equipamento ultrassonico para parar um ataque de cão de porte grande, ou seria melhor investir em spray de pimenta? Obrigado

    ResponderExcluir
  8. eu pulei na casa do vizinho do meu amigo pra pegar uma bola que caiu lá e falam que na tinha cachorro nem nada era so pular pegar e voltar mas na hora de voltar dei de cara com um hotweller e ele veio diretamente me atacando eu agarrei o pescoço dele umas 3 vezes que tentou me morder ai com a graça de deus ele afastou e eu peguei um daqueles negocios de puxar grama ai eu consegui pular pra fora de novo ;-;

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seu comentário foi o melhor..eu aqui imaginando a situação parece um filme 😅 que bom que ficou tudo bem

      Excluir
  9. eu pulei na casa do vizinho do meu amigo pra pegar uma bola que caiu lá e falam que na tinha cachorro nem nada era so pular pegar e voltar mas na hora de voltar dei de cara com um hotweller e ele veio diretamente me atacando eu agarrei o pescoço dele umas 3 vezes que tentou me morder ai com a graça de deus ele afastou e eu peguei um daqueles negocios de puxar grama ai eu consegui pular pra fora de novo ;-;

    ResponderExcluir
  10. Tenho um irmao pequeno e levo e para a escola mas numa rua do lado da escola tem uma casa com um rottweiler e a cerca e baixa o que faco se ele nos atacar a proposito tenho11 anos

    ResponderExcluir
  11. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  12. Existe duas atitudes que se pode tomar, que estão ligadas a pontos fracos no cachorro.
    1 - se você ver o cachorro atacando alguém, pegue-o pelas patas traseiras e as levante. Assim ele perderá sua força, já que usa as patas para se apoiar. Porém, ao fazer isso, o cachorro poderá se curvar para lhe morder, por isso é importante segurar bem firme as patas do animal, para não se soltarem, pois você terá que arrastá-lo. Assim, o cão dará prioridade em fixar as patas dianteiras e se manter de pé, do que tentar morder as suas mãos, e soltar as patas traseiras.
    2 - se o cão vai lhe atacar, e ficar na defensiva não adiantou para evitar o ataque, pente desferir um soco no queixo dele. Essa é uma parte bem sensível do cachorro. Ou então deixe ele abocanhar a suas mão. Ao fazer isso, segure com força o maxilar do animal, e isso vai lhe tirar as forças, pois ele vai recuar a cabeça para tentar se soltar. É portante você tentar montar nele, agarrando-o com as suas pernas, mantendo a mão segurando o seu maxilar, e com o outro braço, abrace o pescoço dele. Assim você irá imolizá-lo. Nessa posição, você só poderá soltá-lo quando alguém for lhe ajudar, e se o cão for muito agressivo, e não não lhe deixar muitas opções, poderá facilmente aplicar um mata-leão, a famosa gravatada das lutas de MMA.

    ResponderExcluir
  13. Braço fraco para o cachorro morder e na forte uma lâmina. Aí o Pitt Bull já era.

    ResponderExcluir
  14. Tudo isso pela irresponsabilidade do dono...

    ResponderExcluir