quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Qual o cão mais inteligente? O que não tem um dono burro.

A Raça Afghan Hound  é classificada como menos inteligente






e
Border Collie, considerado o mais inteligente


As pessoas sempre me perguntam  - Qual é o cachorro mais inteligente?. Eu sempre respondo a mesma coisa: - Qualquer um que não tenha um dono burro. E eu não estou exagerando. Mesmo que você tenha um Border Collie (1º do ranking abaixo) de excelente procedência, se o cachorro não for treinado e estimulado, poderá se tornar mais estúpido e destrutivo que um Afghan Hound (último do ranking) treinado por alguém mais esforçado e bem intencionado.


Raça não é tudo.


Já vi Pugs, Malteses, Bullmastiffs e outras raças classificadas como abaixo da média, serem capazes de fazer coisas interessantes, além da obediência e adestramento bastante apurados. Na verdade o dono faz a diferença. Se você gosta de cachorros e procura uma raça específica, inteligente e obediente, vale a pena olhar o texto abaixo, mas lembre-se que VOCÊ FAZ O CACHORRO.


O Phd em Psicologia Stanley Coren é professor da University of British Columbia. Em seu livro  "Intelligence of Dogs" retrata experiências de 199 juízes cinófilos de trabalho e obediência, regstrados no American Kennel Club e também do Canadian Kennel Club, com cães de 133 diferentes raças diferentes. 
Após os resultados e anos de apuração, Coren afirma que a inteligência dos cães pode ser medida com relação à sua obediência e ao seu trabalho e para tanto dividiu em 6 grupos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário