quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Adoção X Compra e os chatos Politicamente Corretos



O Post "ME PERDOEM OS VIRAS LATAS MAS RAÇA É FUNDAMENTAL (PARA OS INEXPERIENTES)" que publiquei em janeiro do ano passado tem rendido comentários até hoje, alguns desejando até que eu seja mordido por meus cães de "raça". Quem leu o que escrevi até o fim provavelmente entendeu que existem diferenças entre as necessidades e expectativas na posse responsável de um cão. Quem só leu o título me julga um nazista da cinofilia.

Mas aqui no Brasil é assim mesmo, muitas pessoas preferem não pensar pois é muito mais fácil repetir o pensamento midiático do politicamente correto. Quando um artista da Globo vai ao Faustão e se diz protetor de animais, que cachorro não deve ser comprado e sim adotado, automaticamente o pensamento dele vira um padrão geral de comportamento politicamente correto e quem não compartilha daquela opinião se torna um pária da sociedade.

Repito que adotar é um ato de nobreza, magnânimo, que sintetiza a generosidade e a bondade do adotante. Mas precisa ter responsabilidade, dedicação e uma certa experiência ao adotar determinados cães.No entanto, existem pessoas que possuem expectativas ao adquirir um cão: trabalho, guarda ou simplesmente por opção pessoal. Nesse caso existem raças que irão corresponder melhor ao que se espera de um companheiro.

O adotante provavelmente possui um espírito magnânimo superior quando não adota apenas para economizar. Pouca gente fala isso, inclusive nos abrigos que procuram (salvo raras exceções) encontrar um LUGAR e não uma PESSOA, para o cão. Conheço vários criadores que deixaram de vender seus cães para pessoas que possuíam uma expectativa completamente diferente daquela raça, porque depois duas coisas poderiam ocorrer ou o abandono ou o cliente se sentiria enganado.

Conhecer o padrão da raça ajuda, mas não garante a estabilidade emocional e comportamental do cão. Cada indivíduo possui características próprias e raça proporciona um standard de saúde, comportamento e temperamento sujeitos a alterações que o ambiente venha a trazer.

Na adoção ocorre o mesmo, no entanto seria interessante conhecer o histórico do cão adotado e também o perfil do adotante, bem como sua experiência com animais. Lamentavelmente os politicamente corretos das redes sociais pregam o adoção como solução simples e não é bem assim.

Certamente encontrar um cão adotado que corresponda as expectativas é perfeitamente possível e existem milhares de histórias de adoção com sucesso. Assim como existem milhares de casos de pessoas que compraram cães de raça e tiveram que doar pois não tiveram boas experiências. Não existe verdade absoluta quando se trata de indivíduos, ambientes e subjetividades.

Para mim é preciso respeitar as opções de quem compra ou cria, estimular adoções com responsabilidade, pois no final apenas uma coisa vai prevalecer: O amor incondicional do cão que foi escolhido.

2 comentários:

  1. Entendo o que vc quer dizer.
    Eu sempre tive cachorro,desde criança,mas nunca comprei,pois eu amo cães e me adapto com qualquer personalidade -ativos,calmos,agitados,queietos,mansos,nervosinhos...-mas a maioria das pessoas não é assim.Eu mesma conheço uma pessoa que vive comprando cachorros de tudo quanto é raça e acaba não ficando com nenhum,pois arruma defeitos em todos,nenhum é "do jeito" que ela queria...e tem que ficar empurrando os cachorros pra outras pessoas que aceitem ficar com os coitadinhos(a minha cachorra foi um desses rejeitados,e quase que eu tive que acabar ficando com mais uma "aquisição"rejeitada recentemente).
    Assim também,tem vários cachorros de abrigos que são devolvidos,inclusive,mais de uma vez,porque o adotante não aguenta o cachorro.
    É complicado...Se não AMAR verdadeiramente os cães,a pessoa não aguenta,qualquer contratempo que tiver com o cão já quer se livrar dele...
    Com relações ao que vc disse dos cães de raça,com eles dá pra ter noçãos de como vai ser seu temperamento,tamanho quando for adulto,etc...já com vira-latas,não dá pra saber.Se essas questões forem muito importante para a pessoa,é melhor mesmo optar por um cão de raça,com as características que ela quer.

    ResponderExcluir
  2. Entendo e respeito sua opinião. Talvez um ajuste fosse uma solução...se entre os vários animais, no caso cães, a espera da adoção fossem feitas triagens e adaptações com os humanos adotantes, um trabalho sério mesmo. Também sou a favor de que não comprem animais por conta do sofrimento que sabemos que muitas" matrizes" passam. Mas não podemos generalizar também. Sejamos todos felizes com nossos animais de raças definidas e/ou não definidas.

    ResponderExcluir