segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Dica de Passeio: Guia Umbilical

Mãos livres e comando total



Muita gente reclama que seu cão "puxa" durante o passeio, esse é um dos problemas mais comuns em cachorros ansiosos, hiperativos e sem liderança. Para corrigir esse problema existem várias técnicas que se repetidas com frequencia irão trazer ótimos resultados e muito mais prazer ao passear com seu amigo.

Guia umbilical

Esta é uma dica de fácil execução e que rapidamente trará efeitos em seus passeios diários. Utilize uma guia de pelo menos 1,8m e um enforcador de fita (evite os metálicos). Passe a extremidade da guia por dentro da alça criando uma especie de laço ou cinto e coloque esse "cinto"em sua cintura, depois coloque o enforcador no cachorro e o atache na ponta da guia, como na figura.

Não se esqueça de ter a mão alguns petiscos que seu amigo goste, tipo biscoitinhos, snacks, etc. Ainda dentro de casa, inicie os exercicios da seguinte forma: ande em pequenos espaços mudando a trajetória abruptamente e diga algo como "junto" ou "vamos" até que ele entenda que vc vai mudar direção logo após dizer essa palavra. Recompense imediatamente com um snack cada vez que ele mudar  para a direção certa que vc escolheu.

Ao cruzar o portão, não permita que ele o faça antes de você. Os líderes sempre saem primeiro e assegure-se que você só irá sair quando o cão estiver calmo e parado aguardando seu comando. Recompense-o imediatamente após cumprir essa tarefa. Ao andar na rua procure não conversar com o cachorro, para não distraí-lo da palavra chave que vai usar (junto ou vamos, por ex.). 

Durante o passeio fique atento ao comportamento do cão, se ele andar na sua frente ou começar a puxar de lado, diga a palavra e mude a direção. Caso não ocorra o tranco e ele mudar de direção ao ouvir seu comando recompense-o imediatamente com o snack e faça um carinho como elogio.

Depois que ele estiver craque nesse comando, comece o exercicio de parar por alguns segundos durante a caminhada. Use outra palavra chave como "pare" ou "stop". Seu objetivo é fazê-lo parar calmamente e se sentar, prestando atenção em você. Feito isso, recompense-o novamente e elogie sempre.

Esta técnica lhe porporcionará mais comando e respeito, além do mais você não fará tanta força e nem irá arrumar calos nas mãos, por ter que ficar segurando as investidas do cão

Bom passeio a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário